Dólmãs: Diversos modelos para Cozinheiros e Chefs

Dólmãs: Diversos modelos para Cozinheiros e Chefs

Quando visitamos um restaurante, é impossível não notar os uniformes dos chefs de cozinha. Essas jaquetas diferenciadas são conhecidas como dólmãs e nos permitem identificar facilmente quem trabalha com gastronomia ou faz parte da equipe da cozinha.

Apesar de ser a escolha mais comum quando se trata de cores de uniforme, o branco não é a única opção disponível para os dólmãs. Eles vêm em uma variedade de estilos, como jeans, estampa camuflada e até mesmo pretos, dependendo do contexto.

Por trás do design do dólmã, tem muito mais do que você imagina. O dólmã é muito mais do que apenas um uniforme profissional, é também uma importante ferramenta e cada característica dela tem uma finalidade específica.

Qual a origem dos Dólmãs?

No século XIX, o cozinheiro francês Marie-Antoine Carême (1784-1833) esboçou o que hoje conhecemos como dólmã – do turco dólman: “túnica” – (gambuza ou farda).

Ao lançar um dos livros mais importantes da história da gastronomia clássica francesa chamado “Le Maitre d’Hotel Francais” . Ele apresenta o esboço de um desenho do que seria a renovação dos uniformes de cozinheiros profissionais que existiam até então.

Os dólmãs são muito mais que uma vestimenta

Por mais que os dólmãs sejam um símbolo de beleza, organização e limpeza durante o exercício da profissão, ele é muito mais que isso e assume muitas funções importantes no dia-a-dia de um chefe de cozinha. 

Os dólmãs resfriam

Quem trabalha diretamente na cozinha enfrenta temperaturas muito altas. O material que as dólmãs costumam ser feitas é o algodão puro, pois esse material protege o corpo do calor. 

Além disso, o tecido ainda é fino o suficiente para permitir que o corpo respire e a cor branca, usada pela maioria, não é sem motivo, ela reflete o calor e mantém o corpo mais frio do que uma cor escura.

Eles são feitos para proteger

A peça costuma ter dupla camada de tecido na frente, para dar mais segurança na manipulação de líquidos inflamáveis e as mangas compridas protegem os cozinheiros de queimaduras, quando eles trabalham com o fogão ou o forno. 

As mangas também impedem que fluídos corporais entrem em contato com a comida que está sendo preparada. 
Como os dólmãs são feitas de algodão, elas têm capacidade para absorver tanto o suor, como os líquidos na cozinha (óleo, vapor, etc), impedindo que queimem a pele. Materiais sintéticos não possuem essa propriedade.

Os botões são peças estratégicas 

Os botões da peça são dispostos de forma estratégica. Eles são redondos e encaixados, diferente de outras roupas, onde eles são costurados.

Botões normais podem derreter ou quebrar e pequenos fragmentos podem cair na comida. Os botões redondos são extremamente robustos e impedem que isso aconteça. 

Além disso, eles protegem o cozinheiro, porque dessa forma, em caso de emergência, o cozinheiro pode tirar o dolma com um movimento brusco, rapidamente, se o óleo quente for derramado sobre ele.

Fácil de limpar 

O dólmã branca do chef pode ser lavado facilmente e ficar bem branca, se lavada a 90°C e nessa temperatura, até as manchas mais difíceis desaparecem.

Os dólmãs coloridos não podem ser lavados e esbranquiçados tão facilmente. O dólmã do Chef é mais do que uma proteção fácil de lavar,  também pode ser usada do avesso. Se um dos lados ficar manchado, pode-se simplesmente colocar o lado limpo na frente.

Onde comprar dólmãs profissionais

Como os dólmãs são vestimentas que precisam de uma confecção especial, para atender todos os requisitos para o uso em cozinhas, ele não deve ser comprado em lugares que não tem procedência e referência na confecção de uniformes.

Aqui na Dash, nós temos 35 anos de tradição na criação, confecção e desenvolvimento de uniformes para todos os tipos de profissões, inclusive temos vários modelos de dólmãs na nossa loja virtual

Se nenhuma das opções da loja te atender, nós também fazemos projetos personalizados de acordo com a identidade da sua empresa.

Para nós, os Uniformes são muito mais do que simples peças de vestuário. Eles são uma extensão do que somos, a camisa que vestimos todos os dias para representar nossos valores por meio do trabalho que realizamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *