O dress code (código de vestimenta) é introduzido nas empresas para manter a organização e trazer harmonia ao ambiente de trabalho, reforçando os valores e imagem da empresa.
Existem diversos tipos de dress code para várias ocasiões como por exemplo, um casamento, mas os principais tipos de dress code para trabalho são: formal, semiformal, casual e criativo.
Se vestir de acordo com os códigos de vestimenta, pode não ser uma tarefa tão fácil, por isso para te auxiliar selecionamos dicas de uniformes para cada tipo de dress code!
O que é dress code?
O dress code, como já dito, é um código de vestimenta que contempla regras e orientações sobre a forma mais adequada de se vestir em determinado ambiente.
Ele serve principalmente para quando, sua empresa ou evento, precisa transmitir uma mensagem ou zelar por uma imagem sem que existam ruídos causados por vestimentas discrepantes da proposta principal.
Não significa que são apenas trajes formais e rígidos. Essa ideia está muito relacionada aos dress codes de eventos sociais, como festas de formatura, coquetéis e casamentos.
Pelo contrário, o dress code também pode e deve ser usado em espaços de criativos e descolados para reforçar um branding da marca e não causar muita bagunça visual no ambiente, o que pode até mesmo afastar futuros clientes.
A própria ausência de regras, deixar sob responsabilidade do funcionário, é um dress code.
Dress code empresarial
O dress code empresarial nada mais é que o conjunto de regras para as pessoas se vestirem da forma mais adequada no ambiente de trabalho. Geralmente o dress code empresarial está associado ao propósito da marca, ao segmento e público que ela atende, ao tamanho adequado das roupas, as cores e etc.
Algumas empresas orientam o time com manuais de estilo, palestras e outros materiais.
Qual a importância do dress code?
O dress code, assim como o uso do uniforme padronizado, é benéfico para aumentar a credibilidade da empresa.
As roupas padronizadas aumentam o senso de organização e profissionalismo pois seu seu cliente identificará que existe uma organização dentro da empresa, tornando muito mais fácil a identificação das diferentes funções dos colaboradores e consequentemente tornando a experiência do seu cliente com o seu trabalho muito mais dinâmica.
Além disso, transmite profissionalismo, mostrando autoridade e confiança com o trabalho que está sendo entregue.
Uma equipe com o dress code alinhado também reforça a missão e os valores da sua empresa aos seus clientes, dando credibilidade ao trabalho. Nada melhor do que criar uma relação de confiança, não é mesmo?
Tipos de Dress Code
Formal
Para um dress code formal opte por peças clássicas e tradicionais como um blazer e camisa social. Na escolha das cores é ideal que sejam mais neutras. Para manter seu estilo pessoal pode apostar em modelagens mais modernas como o nosso blazer alongado, ah! E na hora dos acessórios escolha os mais delicados e discretos.
Semiformal
O dress code semiformal é mais flexível, podendo mesclar peças casuais com peças formais. Como por exemplo, optar por uma calça jeans com um blusa mais clássica, incluir uma camisa polo com uma calça de alfaiataria e até mesmo trocar o blazer por um suéter, mas sempre mantendo um equilíbrio!
Casual
No casual, você tem liberdade para ousar mais no seu look de trabalho, podendo mostrar seu estilo pessoal. Poderá optar por peças mais modernas e coloridas, aposte também em acessórios mais descontraídos. Mesmo sendo um código de vestimenta mais livre fique atento a escolha das peças e mensagem que deseja transmitir!
Criativo
Estampas criativas, modelagens diferentes das tradicionais, cores. Essas são três características fortes do visual criativo. É predominante em empresas de tecnologia, moda, publicidade e voltadas para as artes.
Esportivo
O dress code esportivo, como o nome já diz, é usado em empresas que trabalham diretamente com essa área. Seja vendedores de loja de equipamentos esportivos, professores de atividades físicas, academias, entre outro espaços que tem o esporte como foco.
Neste código de vestimenta é comum a presença de roupas frescas, resistentes e que não amassam ou transpiram com facilidade. Entre os tecidos mais usados estão o neoprene, a lycra e o tactel.
Dicas para definir o dress code da sua empresa
O código de vestimenta da sua empresa deve ser definido de acordo com alguns fatores.
Paleta de cores
É fundamental que as cores estejam relacionadas à identidade visual do seu negócio. Evite combinações muito coloridas ou chamativas demais, valorizando sempre o equilíbrio. Antes de definir a cor, entenda também o sentimento que cada cor transmite e seu significado.
Pense em quem é sua empresa
Pense na impressão que você quer causar e nas sensações que quer provocar. Por exemplo, as suas roupas podem transmitir Consistência e Segurança, Poder e Autoridade ou Cuidado e Afeto, baseado nas escolhas das formas, cores, tecidos e detalhes.
Funções do colaborador
Algumas empresas optam por mais de um código de vestimenta. O setor comercial, que tem reuniões com clientes, tem um uniforme formal, enquanto os funcionários do marketing dress são semiformal ou até casual. A necessidade, muitas vezes, se adequa ao perfil dos profissionais e tarefas executadas no dia a dia.
Corte adequado
O corpo feminino e o masculino precisam de formas diferentes, sempre apostar em peças que não sejam nem muito curtas, nem muito justas.
Agora ficou mais fácil acertar no look de trabalho, não é mesmo!? Não deixe de dar uma passadinha na nossa loja virtual e conferir as diversas opções de uniformes para todos os tipos de dress code!