A lei trabalhista e o uso do uniforme

Por

Ei, Dashers!


Esse assunto é polêmico, não é mesmo?


Controvérsias a parte, o tema é regulamentado por leis trabalhistas e, quanto mais engessada e tradicional for a empresa, mais inflexível poderá ser a conduta adotada quanto ao uso do uniforme.


É importante considerar que, para determinados segmentos empresariais, o uso do uniforme é imprescindível para garantir a segurança dos colaboradores.


Para tratar da exigência e obrigatoriedade, devemos nos ater à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e demais instrumentos jurídicos.


Segundo as leis, a empresa possui autorização expressa para definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo permitida, até mesmo, a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de outras parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.


A lei prevê ainda que a higienização dos uniformes fica por conta do empregado, salvo quando houver a necessidade de materiais específicos para limpeza, daí a empresa deverá assumir esta responsabilidade.


Sobre os custos, quem exige é quem paga, ou seja, os custos são por conta da empresa. Mas, atenção: o mau uso que ocasionar estragos, perdas ou extravios poderão ser cobrados dos funcionários, dependendo do que tiver sido tratado entre as partes.


É válido considerar ainda que, algumas situações de trabalho, o gestor imediato pode sugerir a roupa de trabalho para seus colaboradores, entretanto, não especificamente um uniforme. Algo como uma combinação de calça e blusa, ou sapatos que sejam mais confortáveis e seguros ao ambiente de trabalho, e em alguns casos até maquiagem e penteado.

Alerta para essas situações: para cada exigência e/ou sugestão existem leis e interpretações que podem garantir algum direito de ressarcimento ao funcionário. Portanto, o bom e velho ditado: “combinado não sai caro”, se aplica às situações tratas entre as partes.


Agora, vamos supor que o seu trabalho não tenha nenhum tipo de exigência quanto ao que você veste. Ter essa liberdade de escolha é muito bom, e melhor ainda quando fazemos a escolha certa das roupas para trabalhar, afinal conforto, bem estar e elegância são fundamentais no ambiente profissional.


Usar roupas que sejam pensadas para atender as mais diversas profissões, e que tenham flexibilidade para serem usadas nos momentos de lazer e entretenimento é a forma mais moderna e inteligente de se vestir.


Aqui na Dash nós somos especialistas em criação, consultoria e confecção de uniformes. Todas as nossas peças são pensadas e projetadas para levar até ao colaborador bem-estar, confiança, conforto e autoestima no seu dia a dia de trabalho.

Com isso os colaboradores se sentem melhores, e isso é combustível para eles se desenvolverem mais e melhor, promovendo a si mesmo e a empresa para qual trabalham.


Este é o futuro ideal do trabalho, não acham? Conheçam a nossa loja para conhecerem o conceito Dash de pensar e fazer os uniformes.


Beijo, e até a próxima!

Comentários: