Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não goste de usar calça jeans. Por ser super versátil e moderna, ela se tornou um ícone de moda para diversos grupos ao longo da história, seja como símbolo de resistência, seja pelo seu caráter utilitário.
Por ser prática, resistente e estilosa, a fama da calça jeans persiste até hoje e é usada na mesma proporção por homens e por mulheres, de todas as idades e em diversas ocasiões, do trabalho ao lazer.
Por ser tão procurada para compor os looks, o intuito deste artigo é tirar algumas dúvidas sobre como diferenciar uma calça jeans masculina de uma feminina.
A origem da calça jeans
A palavra “jean” (termos em francês) nasceu em 1800, em referência a um tecido de sarja de algodão usado para fabricar calças, manufaturado na cidade francesa de Nîmes.
As calças jeans como conhecemos hoje (feitas de jeans tingido de índigo, com bolsos e rebites resistentes e adequados para roupas de trabalho) foram patenteados nos Estados Unidos em 1873 por Jacob Davis, um alfaiate, e Levi Straus, dono de fábrica de tecidos em São Francisco.
A história da calça jeans está muito associada à história do trabalho. Isso porque os trabalhadores precisavam de roupas que tivessem material resistente aos impactos da rotina intensa e que tivessem bolsos firmes para guardarem as ferramentas.
Já as mulheres começaram a usar a calça jeans nos períodos de guerra. Com uma maioria de soldados homens nos campos de batalha, coube às mulheres ocuparem espaços em fábricas e as calças eram mais práticas e funcionais para o tipo de trabalho.
Mas se popularizou e passou a ser considerado ícone da moda quando atores famosos de Hollywood, do cinema dos anos 1950 como James Dean, Marlon Brando, James Dean, Marlon Brando, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, começaram a usar nos filmes.
Já nas passarelas, foi Calvin Klein quem o colocou pela primeira vez, na década de 1970. De lá para cá se tornou um modelo muito democrático, usado por homens e mulheres, mas com algumas diferenças entre os dois modelos, que é o que nós vamos explicar a seguir.
Calça masculina e feminina: Qual a diferença?
Apesar de muito semelhantes, existem algumas diferenças entre a calça masculina e feminina que podem ser incômodas durante o uso. Vamos ver quais são:
Abotoamento
Abotoamento é algo que poucas pessoas reparam. Simples, duplo, embutido. As formas são as mais variadas, mas esse detalhe é tão imperceptível para muitos que as pessoas nem percebem que o abotoamento feminino e masculino são feitos de lados diferentes da calça.
Assim como as camisas, o lado é oposto por um motivo histórico.
Enquanto os homens se vestiam sozinhos no século XVII, as mulheres da alta sociedade eram vestidas por criadas e os botões do lado esquerdo eram para auxiliar no trabalho de quem as vestia. O tempo passou, as mulheres começaram a se vestir sozinhas, mas os botões continuam do mesmo lado.
Modelagem
A diferença de modelagem é bem visível aos olhos. As calças masculinas, geralmente, possuem corte slim e retos, estilos clássicos ou cós baixo. Já a calça feminina é mais acinturada para modelar o corpo e a altura é variada.
Outra diferença entre o jeans masculino e o jeans feminino é o número de presilhas no cinto. Na calça feminina tem mais quantidade para que as roupas se ajustem melhor à cintura.
As calças masculinas geralmente tem barra reta ou skinny. Já as femininas tem uma grande variedade de barras como: reta, skinny, flare, pantacourt, pantalona, entre outras.
Bolsos
Pode parecer uma mera impressão, mas os bolsos das calças das mulheres, de fato, são menores do que os dos homens.
Assim como com o abotoamento, o fato dos bolsos serem menores é uma questão histórica.
Segundo noticia a BBC, houve uma época em que uma mulher dependia do marido para carregar dinheiro e outras necessidades, então os bolsos não eram considerados necessários. O que todos sabemos, claramente, não é uma verdade. Ainda mais em tempos atuais.
Por isso os bolsos de calças femininas eram pensados muito mais como um detalhe estético do que utilitário.
Isso chegou a mudar no período das guerras, quando as mulheres passaram a frequentar as fábricas, quando as roupas precisavam ser mais práticas e funcionais, em decorrência da escassez de tecidos e também da entrada das mulheres no mercado de trabalho.
Mas logo depois, em um desfile de Christian Dior para a sua primeira coleção, a “New Look” (1947), a visão de feminilidade e glamour voltaria a tomar força, excluindo de vez os bolsos grandes da calça.
Visão essa que em maior ou em menor grau pode explicar a existência dos inúmeros “bolsos falsos” que as roupas femininas ainda possuem hoje em dia.
Agora é só escolher a sua calça
Com todas essas dicas, agora ficou muito mais fácil não se confundir na hora de escolher a sua calça.
Mas apesar de todas essas diferenças entre a calça masculina e feminina, você é livre para escolher o modelo que quiser usar e se sentir melhor e mais confortável.
No passado as mulheres precisavam se encaixar nesses padrões que lhe eram impostos, mas hoje o que não falta é diversidade de modelos de calças para se jogar e ser feliz.
Aqui na Dash nós temos calças de várias cores, tecidos e modelagens. Se estiver procurando por uma que vista perfeitamente e que seja bem versátil para o dia a dia, entre na nossa loja virtual.