O poder da ancestralidade na criação de negócios inovadores

Por

Conheça a história da Paula, idealizadora e fundadora da OR Natural, uma empresa de produtos de higiene pessoal, focada na produção limpa e livre de ativos sintéticos. 

Minha conexão com a natureza veio desde que me entendo por gente, minha avó materna foi criada em fazenda e com pouco acesso à médicos e farmácias, por isso ela e suas 9 irmãs adquiriram muito conhecimento nas propriedades medicinais das plantas, tanto na saúde, quanto no autocuidado e higiene pessoal. 

Paula (175)

Essa herança sempre esteve muito presente em minha vida e para mim era muito comum cuidar dos cabelos com babosa, usar os chás para tratar infecções e, até o próprio convívio em sítio e ambientes com muito verde, fizeram parte da minha criação.

Formei-me em Administração, MBA em Marketing e Branding trabalhando por 10 anos entre as melhores marcas de moda de Minas. 

Foi quando veio a pandemia e, aquilo que era para ser 40 dias, foram consumindo nosso tempo e todos fomos obrigados a voltar para casa literalmente.

Durante esse período, eu já estava em uma busca pessoal por opções sustentáveis e que reduzissem a produção de lixo.

Convivendo mais com a família, comentei sobre minha atual descoberta: Shampoo em barra natural!

Paula (138)

Estava completamente encantada pela ideia de poder substituir as convencionais garrafas plásticas, que demoram cerca de 400 anos para se decompor! 

Para minha surpresa, minha avó Luzia disse que aquilo não era novidade nenhuma, na época dela era assim que faziam! Extraiam o óleo de coco, babosa, alecrim e faziam barras com as cinzas do fogão à lenha para limpeza dos fios.

Foi o gatilho para o início de um processo muito forte de resgate dessas memórias, honra à minha ancestralidade e ao feminino das minhas gerações. Fui aprimorando as receitas, buscando novas tecnologias e comecei a fazer algumas barras de teste. 

O que a princípio era um hobby, foi ganhando espaço e me vi diante de algo que poderia impactar a vida de muita gente, com uma opção natural para o banho, livre de toxinas e ativos poluentes desde a embalagem até a espuma.

Então tomei a decisão de empreender e convidei minha irmã Ísis, que é Engenheira, para ser minha sócia.

Isis elevou a ideia a um outro nível de profissionalização, automatizando os processos e regulamentando a empresa junto aos órgãos públicos. 

Uma curiosidade: Faltava o nome! Queríamos de alguma forma homenagear ainda em vida nossa avó Luzia, que foi quem nos inspirou nas receitas e repassou esse legado de conhecimento nas ervas e plantas. 

Paula (164)

Sabe quem nos presenteou com o “OR Natural”? Marcela Ohana! Isso mesmo, a mente criativa da Dash, também teve sua contribuição na nossa história! OR é Luz em hebraico, prefixo de Luzia que significa “aquela que irradia luz”.

Hoje a marca vai inaugurar o primeiro parque fabril do segmento, na região metropolitana da capital mineira, exatamente no sítio em que passamos grande parte da nossa infância, transformando não só a vida da minha família, como também dos agricultores vizinhos que produzem grande parte da nossa matéria prima.

Sinto-me realizada! Consegui aliar minha vida profissional com meu propósito de vida.

O conceito “water less beauty” é algo que veio para ficar e tenho muito orgulho de levarmos o nome de Minas Gerais com a OR Natural, trazendo uma produção limpa, livre de ativos sintéticos e que fazem bem para o nosso corpo e para o planeta ❤️

Acompanhe nas redes sociais: @ornaturalbr