Você já ouviu falar dos tecidos em microfibra? Para quem busca conforto e maciez, ele tem sido a primeira opção que vem à cabeça. Isso devido o produto possuir como característica principal a espessura de seu fio, que chega a ser mais fino do que um de cabelo.
A matéria prima usada nesses fios pode ser de poliéster ou poliamida e a proporção da mistura de fios feitos com esses dois compostos é que vai dar a diferença entre os vários tipos de tecido microfibra que existem
Isso confere à microfibra toda a versatilidade que faz com que ela tenha diversas aplicações e benefícios interessantes, diferenciando-se de outras opções famosas.
Neste artigo nós vamos ver quais os principais tipos de microfibras, explicar sua aplicação e diferença para outros materiais. Continue a leitura!
Como é feita a microfibra?
O início dos anos 90 trouxe uma terceira geração de sintéticos, dessa vez com muito mais tecnologia e aprimoramento. Isso porque os anos 80 foram marcados por períodos de “rejeição” aos sintéticos, já que ficou conhecido por ter propriedades desconfortáveis para ser uma peça usada ao longo do dia.
Em 1992 a Rhodia lançou no Brasil a microfibra – o que hoje se pode chamar de primeiro fio inteligente, impulsionando novamente o mercado. Amplamente pesquisada, a microfibra chegou ao mercado com a função de proporcionar maiores desenvolvimentos às tecelagens e malharias.
Diferente da lã e do algodão que são tecidos de origem natural, a microfibra, como já mencionei, tem origem sintética. Isso significa que vários compostos químicos feitos em laboratório se unem para formar as peças desse tipo, como o poliéster e a poliamida.
A maioria das microfibras apresenta materiais sintéticos, incluindo vários tipos de poliéster; poliamidas, incluindo Nylon, Kevlar e Nomex; e polipropileno. Algumas construções de microfibra usam filamentos de celulose feitos de polpa de madeira.
Esses materiais podem ser combinados em diferentes formas e tamanhos para dar aos produtos de uso final características específicas, incluindo maciez, durabilidade, absorção de água ou repelência à água, respirabilidade e filtragem
Por exemplo, o poliéster, conhecido pela resistência ao calor, garante a durabilidade da microfibra, a poliamida adiciona elementos como a capacidade de absorção e maior maciez. Por esses atributos, a microfibra tem sido muito utilizada para roupas de cama, roupas de banho, roupas de academia, peças íntimas, entre outros.
A durabilidade e capacidade de absorção dos tecidos produzidos com esse material o fazem um dos mais amplamente utilizados na indústria têxtil.
Diferenciais do tecido
Como vimos, a microfibra pode assumir diversos formatos e texturas a depender da forma como é confeccionada.
- Tem alta durabilidade
A microfibra é muito resistente pois as fibras sintéticas não quebram com facilidade em uma lavagem. Se respeitar as instruções de lavagem, o tecido se mantém com a aparência fiel ao de quando foi comprado, sem desbotar e em boas condições de uso por um longo prazo.
Além disso, por ser altamente absorvente (pode conter até sete vezes o seu peso em água), tornando-a muito eficaz na coleta e remoção de solo de uma superfície. Ele também tem uma longa vida útil quando usado e mantido adequadamente e não solta fiapos.
- O tecido não amassa
Por ser feita de fibra sintética, a microfibra é resistente, foi feita para aguentar os batentes da rotina. Mas para manter essa resistência, não é indicado secar o artigo em tambor rotativo ou centrífuga, o que pode amarrotar e quebrar as fibras.
Recomenda-se lavar seus panos de microfibra na máquina uma vez por semana, colocar o item para secar bem esticado no varal e não é necessário passar. Somente isso já deixará o tecido lisinho e pronto para usar.
- É fácil de lavar
Quando você lava um pano de microfibra, não precisa se preocupar com bolinhas ou penugem no resto de suas roupas, mas para garantir todos esses benefícios, não é adequado misturar diferentes tecidos na hora da lavagem.
A lavagem é muito simples. Basta colocar o produto na máquina, no ciclo delicado. Prefira água morna ou fria. Não use alvejante, já que o químico pode danificar as fibras e causar deterioração.
- Seca rapidamente
Por ser composto de vários fios extremamente finos, os tecidos que contém microfibra secam rapidamente. Dessa maneira, dependendo da temperatura externa, é possível ter sua peça limpinha depois de apenas algumas horas no varal.
Isso faz com que o material seja muito usado para criar roupões e toalhas de microfibra, produtos que recebem água diariamente e não podem ficar úmidas por muito tempo, para evitar odor e mofo.
Geralmente o tecido é o preferido para quem pratica esportes aquáticos, por serem compactas e secarem rápido oferecendo praticidade para o dia a dia.
- É macia e confortável
A microfibra é suave ao toque e muito confortável. Apesar de leve, o tecido tem boa respirabilidade e favorece a troca térmica. Ou seja, o produto te mantém quentinho por muito mais tempo de uma forma agradável, sem abafar.
- Não ocupa muito espaço no armário
Todos nós já sofremos com aquele edredom que é quentinho, mas na hora de guardar no armário ele ocupa um espaço enorme que daria para outros três iguais a ele.
Com a microfibra isso não acontece.
Para armazená-la de forma otimizada é recomendado enrolar o artigo e guardá-lo em embalagens a vácuo ou sacos de TNT. Isso também vai evitar que ele fique em contato com poeira, incidência do sol e umidade.
- Não causa alergias
Falando em poeira…No mercado existem algumas opções de cobertor de microfibra antialérgico. Porém, mesmo sem esse tratamento, o produto não acumula poeira com facilidade. Isso acontece devido a seus fios sintéticos e leveza de seu tecido.
Tecido microfibra: quais são os principais?
Como você acompanhou ao longo deste artigo, a microfibra é o queridinho para a confecção e uso desde roupas de banho e cama, até roupas íntimas e esportivas. Para assumir essa gama de formatos em texturas e espessuras diferentes, a fibra é trabalhada com diferentes materiais químicos. Conheça os principais tipos de microfibra:
- Aspen: pode ser sublimado e conta com acabamento WE, ou seja, que dificulta a passagem de água e acelera o tempo de secagem. Com isso, é muito utilizado em jaquetas e diversos tipos de roupas, principalmente de moda fitness.
- Pesado: Essa microfibra tem o acabamento peletizado e denso, que produz superfícies foscas. Também caracterizado pelo toque macio e secagem rápida, é muito empregado na confecção de produtos surfwear, além de calçados.
Bora bora: O Bora Bora é conhecido pela alta densidade, o toque macio e o bom caimento. É um tipo de microfibra muito utilizado em variados setores, como na produção de vestuário e calçados.
- Fidji: altamente resistente e com secagem rápida, o Fidji é uma microfibra construída em sarja, discretamente brilhante em ambos os lados. É muito utilizado na confecção de uniformes de trabalho e vestuário em geral, com destaque para bermudas do tipo surfwear.
Microfibra na confecção de uniformes
Aqui na Dash nós utilizamos os tecidos de microfibra principalmente na confecção das nossas peças de alfaiataria. Trabalhamos com dois tecidos em microfibra para alfaiataria, o Microfibra 600 e o Premium Elastano, e a diferença entre os dois é que o 600 não é tão elástico como o Premium pelo fato de não ter elastano em sua composição.
Os benefícios de um tecido com elastano são sua maior flexibilidade e maior conforto. O elastano também permite que a peça seja mais ajustada ao corpo, devido a sua elasticidade.
Peças em microfibra são ideais para quem trabalha em contato direto com o público, principalmente na linha de frente, como vendedores, recepcionistas, porteiros, etc.
Vale ressaltar o quanto a microfibra possui um alto valor agregado, tudo por conta de ser um tecido sintético que, além de esteticamente bonito, passa uma boa impressão e ainda possui qualidade superior, podendo perdurar por muitos anos.
Ficou surpreso com todas as utilidades da microfibra? Aproveita e confere todas as peças que temos disponíveis em microfibra aqui na Dash.