Sabe aqueles vestidinhos soltinhos e com o tecido mais fresco que adoramos usar e abusar no verão? Eles são feitos de viscose. Esse tecido costuma ser um queridinho para apostar em dias quentes porque é leve e não retêm calor.
Feito de fibra artificial, sua composição produz peças leves e confortáveis que estão presentes em diversos modelos para todos os estilos.
Saiba neste artigo porque a viscose se tornou um dos principais tecidos nas peças de roupas cotidianas e todas as suas possibilidades de uso.
Como a viscose surgiu no mundo têxtil?
A viscose, conhecida também como seda javanesa, é feita de fibra artificial. Ela tem sua produção originada da celulose, que é encontrada em cavacos de madeira de árvores que apresentam pouca resina ou também por meio do línter da semente do algodão, com substâncias químicas chamadas acetatos.
O termo “viscose”, originalmente, surgiu do processo de fabricação de um líquido viscoso inicialmente orgânico, usado para fazer o rayon e o celofane.
Na história da moda, temos os primeiros registros da produção têxtil deste tecido pelas manufaturas da fábrica inglesa Courtlaud´s a partir de 1905.
Quais são os diferenciais desse tecido?
O tecido viscose é conhecido por ser composto por um padrão de fios que favorece a criação de roupas para o verão.
Isso porque os fios são bastante finos, o que facilita a circulação de ar e o bom caimento da peça. O ponto negativo é que apesar de não terem transparências, muitas vezes precisam ser reforçados com forros.
Em contato com grande quantidade de água, o tecido tem alto poder de absorção, o que pode fazer com que as peças encolham, e quando muito expostas à luz ultravioleta, correm o risco de amarelar.
Estes dois pequenos detalhes não diminuem os inúmeros benefícios do tecido.
Por exemplo, a viscose é de fácil coloração, para dar cor ao tecido é possível, na grande maioria das vezes, utilizar os corantes que são empregados no tingimento do algodão.
Seu processo de lavagem é simples, não exigindo um tempo muito longo. Apresenta uma elasticidade muito mais alta do que as fibras naturais, entretanto, é inferior ao algodão e à seda.
É um tipo de tecido que amarrota com facilidade, contudo, podem ser passados facilmente. E em relação aos tecidos mais conhecidos, como a seda, por exemplo, apresenta um baixo custo, o que é reforçado pela sua grande presença nas peças de roupas cotidianas.
Tecido viscose ou Algodão: quando usar cada um
A viscose e o algodão possuem características muito semelhantes. A escolha depende do seu objetivo e do que deseja destacar na peça. O algodão é uma fibra vegetal, ou seja, um material puro e nobre e muito utilizado mundialmente.
Sua grande popularidade está aliado ao fato de ser uma matéria prima altamente confortável, leve, suave e macia ao toque; durável mesmo com muitas lavagens; descomplicado na hora de passar, sem danificar a peça e fácil de adquirir outras cores por meio de tingimento.
Todos esses atributos fazem do algodão uma excelente opção na hora de confeccionar peças de roupa de cama e mesa, toalhas de banho ou rosto, itens do vestuário e roupas íntimas etc.
A viscose, como já mencionamos, é fibra artificial proveniente de uma mistura entre celulose, resina ou línter de algodão e acetatos.
Suas características são semelhantes aos tecidos feitos de algodão, porém, a viscose apresenta um toque mais aveludado, um caimento melhor, cores mais intensas e também uma melhor textura.
O tecido também apresenta uma elasticidade muito mais alta do que as fibras naturais, entretanto, ainda é inferior ao algodão e à seda.
Quais peças podem ser feitas com viscose?
A viscose é um tecido muito versátil e pode ser usada para confeccionar diferentes tipos de peças.
Tendo o seu ponto alto nas coleções de primavera-verão por ser fresco e com ótimo caimento ele é muito usado em camisetas de alças, camisas, casacos, calças, shorts, saias, vestidos, coletes, malhas, blusas, tapetes, estofados e até em trajes desportivos.
O tecido pode ser usada 100% em uma peça ou pode ser mesclada com outros tipos de materiais para que o principal atributo de cada um seja ressaltado em uma peça. A viscose pode trazer maciez, o poliéster durabilidade e o elastano, por exemplo, para dar mais conforto.
Gostou de saber tudo que pode ser feito com a viscose?
Além das fibras mistas de viscose, aqui na Dash trabalhamos com calças, blazers, saias e vestidos na maioria das vezes com microfibras de poliéster de alta qualidade!
Nossas microfibras podem ser 95% – 05% de elastano para dar mais conforto e movimento, ou de poliéster com viscose ou até 100% poliéster. Tecidos 100% poliéster tendem a amassar muito pouco, quase nada. Tem ótima durabilidade e são fáceis de passar e lavar.