O Charme do Peplum
O Peplum, para quem ainda não identificou, é aquele volume extra que as roupas ganham. Normalmente, em forma de babado, ele fica localizado entre o quadril e a cintura, o que não impede que seja encontrado também nas barras das saias ou vestidos. Ele pode aparecer somente como um detalhe ou pode cobrir toda a circunferência da peça. Os babados podem ser estruturados, mais certinhos, ou podem ter movimento.
O interessante é que esse modelo define a silhueta e marca a cintura, deixando o corpo da mulher com mais curvas e mais feminino. Ele traz uma releitura dos corpetes que marcavam o corpo da mulher deixando a cintura bem definida e realçando os quadris.
O peplum pode aparecer tanto em blusas, quanto em saias ou vestidos, trazendo um ar retrô ao visual, mas sem deixar o ar de modernidade de lado.
Como esse detalhe traz volume ao corpo, deve ser usado com cuidado por quem tem os quadris mais largos, se não quiser deixá-los em evidência. No caso de querer certa discrição, o ideal é optar por tons escuros e detalhes menores. A vantagem é que o peplum, em toda a circunferência, vai disfarçar uma pequena barriguinha.
O tipo físico que mais se beneficia desses detalhes, é o que tem ombros largos e quadril estreito, pois o uso do peplum pode proporcionar equilíbrio.
O ideal é que o efeito seja o destaque do look. O restante do modelo deve ser bem ajustado ao restante do corpo para que a cintura esteja marcada e o volume do peplum seja o destaque da peça.
O peplum fica perfeito em looks formais, mas isso não significa que não possa ser usado no dia-a- dia. Uma boa sugestão é fazer uma combinação de uma blusa com peplum, calça jeans mais justinha e um scarpin, por exemplo, e sair linda por aí. Para uma produção mais descolada, vale usar uma blusa, ou casaco com peplum e um short.
O Peplum e suas variações:
Vestido peplum
O vestido com peplum ganha delicadeza e uma leveza a mais no visual. É ideal para quem tem ombros e quadris na mesma proporção e para as mais fininhas também, pois realça a cintura trazendo curvas ao corpo. Para quem tem os quadris mais largos, o ideal são os tons mais escuros, que darão equilíbrio ao visual.
Blusa peplum
A blusa com esse detalhe traz charme e elegância a qualquer visual, desde o mais básico, até o mais elegante. A variação vai depender da combinação e dos acessórios. Uma calça jeans ou uma saia lápis podem ser um grande trunfo.
Peplum no dia a dia
Como já foi visto o peplum não se limita a um visual mais sério ou formal. Ele pode ser usado perfeitamente para o trabalho, sendo clássico e sofisticado ao mesmo tempo em que traz uma leveza e um ar delicado à produção.
Peplum para festas
O peplum é uma ótima opção para ocasiões que requerem looks mais elaborados e elegantes. Nesse caso, podem ser usados tanto os vestidos, quanto as saias midi. O complemento fica por conta de uma sandália de salto mais delicada, para fechar com estilo.
Peplum de renda
A delicadeza e sensualidade da renda combinam perfeitamente com o peplum. Além do caimento em renda ser perfeito para esse tipo de detalhe, vestidos assim ficam perfeitos para eventos mais formais.
Peplum de couro
Para surpresa de muitos, o peplum também pode ser encontrado em blusas, saias e vestidos de couro. Peças com uma versatilidade incrível, deixam o visual super atual e ainda aceitam bem complementos como um blazer ou uma jaqueta, deixando o visual feminino e ao mesmo tempo marcante.
Peplum no inverno
Mesmo no inverno dá para investir em blusas, saias e vestidos com esse detalhe, mesmo que ele fique por baixo de casacos ou sobretudos, ainda trará charme à produção.
Depois de conhecer um pouquinho sobre o peplum dá para montar várias produções, com bastante estilo e personalidade, tanto para o dia-a- dia, quanto para ocasiões especiais.