Uniforme de limpeza: dicas e cuidados

Por

O uniforme de limpeza é um item indispensável para realizar atividades nessa área. Além dele, cada atividade dentro de uma rotina de limpeza precisa de equipamento de proteção adequado.

O setor de limpeza de uma empresa é de extrema importância, pois ele é o setor responsável por manter os outros setores organizados e com a limpeza em dia. Mas não são quaisquer uniformes profissionais, algumas características devem ser levadas em consideração. 

Para saber quais são essas características e como uniformizar a equipe de limpeza de forma adequada, continue a leitura do artigo que vamos tirar todas as dúvidas. 

O que é importante em um uniforme de limpeza?

Os funcionários que trabalham com limpeza tem uma rotina muito agitada que envolve o contato com diferentes substâncias, tanto sujeiras, quanto produtos de limpeza. Com isso, é importante escolher com cuidado as cores do uniforme, os tecidos e levar em conta mobilidade do profissional.

Cor neutra

Envolve também o manuseio de equipamentos, como enceradeiras, aspiradores de pó, vassouras e rodos, entre outros. E, ao longo do dia, envolve também o manuseio de toda a mobília do espaço para uma limpeza mais profunda. 

Todo esse contato faz com que, ao final do dia, o uniforme da equipe de limpeza fique muito manchado e sujo. Isso é um dos fatores que reduz a durabilidade, pois quanto mais sujo, mais quantidade de vezes ele será lavado, causando o desbotamento e o consequente desgaste do tecido.

uniforme-de-limpeza-caquiVer detalhes do Jaleco

 

uniforme-de-limpeza-botao-embutidoVer detalhes do Jaleco

Tecido resistente 

Outra composição importante para o uniforme de limpeza é ter o tecido resistente

O contato frequente também com materiais e equipamentos pesados pode criar atrito mais forte com o tecido e deixar ele mais fino ou desfiado, causando rasgos e/ou perfurações nas peças dos uniformes.

Todos esses fatores reduzem a vida útil do uniforme. Com o desgaste precoce, o kit de uniformes terá que ser renovado mais vezes, em menos tempo, o que gera custos para a empresa. 

Para evitar esse problema, o uniforme de limpeza precisa ter um tecido resistente, durável, fácil de limpar e que a matéria prima seja mais barata, pois é mais passível de estrago. 

uniforme-de-limpeza-vinho-duas-fileiras-abotoamentoVer detalhes do Jaleco

 

uniforme-de-limpeza-vinho-detalhesVer detalhes do Jaleco

Mobilidade

Outro ponto que não deve ser esquecido na escolha de um uniforme de limpeza é a mobilidade do colaborador. 

Quem trabalha com limpeza passa o dia transitando entre muitos espaços, ela desce e sobe escada para limpar chão e o teto, agacha para pegar o pano e molhar o pano no balde, estica as pernas e os braços para limpar e pegar objetos em áreas mais distantes. 

Esses são só alguns exemplos de todos os movimentos que podem ser realizados durante o dia. Pensando nisso, o tecido do uniforme precisa ser maleável e elástico para não limitar os movimentos ou machucar os colaboradores durante o exercício de suas atividades

uniforme-de-limpeza-cinza-claroVer na loja

 

uniforme-de-limpeza-cinza-claro-com-bolsosVer na loja

Tecido fresco 

Com todos esses movimentos ao longo do dia, o colaborador que trabalha com limpeza sente muito calor e transpira muito. O suor excessivo em certa medida pode ser constrangedor para o colaborador por molhar e manchar seu uniforme. 

O suor excessivo também pode deixar mãos e pés escorregadios, atrapalhando na execução de alguma atividade que exige precisão e estabilidade. Por isso, na hora de escolher o uniforme adequado para sua equipe de limpeza, leve em consideração o clima da região e as atividades realizadas. 

000012-1626810501-jaleco-feminino-manga-curta-nina-beVer detalhes do Jaleco

uniforme-de-limpeza-tecido-frescoVer detalhes do Jaleco

Uniforme de limpeza: por que investir? 

Como dissemos, o uniforme de limpeza é de extrema importância para qualquer ambiente corporativo, boa parte do seu pleno funcionamento depende da organização e da limpeza feita por esses colaboradores. Mas o uniforme carrega outros benefícios, como:

Identificação da equipe 

Uma boa impressão é tudo quando se trata de trabalho. Se a sua empresa quer passar seriedade, o uso de uniformes é uma boa forma de transmitir isso aos seus clientes. 

Uma equipe padronizada, com crachá de identificação, certamente vai garantir pontos positivos na avaliação do seu negócio. Além de uma boa forma de propaganda, o uniforme também facilitará a identificação da sua equipe. 

Será um ponto positivo no reconhecimento dos funcionários quando estiverem desempenhando suas atividades, desde pequenos serviços residenciais até atendimentos em grande escalas, como limpeza de importantes empresas, hotéis e eventos.

Transmitir limpeza e organização

Se a sua empresa quer transmitir limpeza e organização para os clientes e para quem visita o escritório, ter uma equipe uniformizada exclusiva para exercer essa função é muito eficaz. 

Pois os clientes vão entender que sua empresa se importa em ter um ambiente limpo e aconchegante, que se preocupa com o bem-estar e saúde das pessoas que frequentam o escritório. Além disso, o uniforme passa uma impressão de roupa esterilizada, que não pode ser usada na rua em contato com poluentes. 

Uniforme como EPI

Para muitos serviços de limpeza, o uniforme em conjunto com outros itens, como aventais e luvas, funcionam como equipamento de proteção individual (EPI) pois é uma roupa que protege o colaborador do contato com algumas substâncias químicas no exercício do trabalho. 

Tecidos ideais para uniforme de limpeza

1 - Brim

Seu principal atributo é a resistência aliada ao conforto. As peças de jeans e brim são duráveis e fáceis de lavar. Além disso, são os mais indicados para atividades operacionais e industriais, já que conseguem garantir mais segurança ao trabalhador. Em ambientes de muito calor, podem trazer algum desconforto, justamente em função de sua textura mais grossa.

2 - Poliéster

O poliéster se destaca por ser um tecido de grande resistência e durabilidade. É um material que não fura nem desfia com facilidade, o que vai fazer com que seu tempo de vida útil seja maior.

Sua baixa capacidade de absorção de umidade, juntamente com sua resistência ao impacto, faz com que o tecido pouco se altere quando está molhado ou seco. 

Por ser um tecido bastante elástico, ele apresenta pouco encolhimento após lavagem e não amassa com facilidade. Ou seja, não há necessidade de passar com muita frequência peças de roupa e cama com essa fibra.

Uniforme para limpeza hospitalar tem diferença?

Para equipes que trabalham com limpeza hospitalar, as definições de uniforme são as mesmas quanto a investir em materiais que facilitem os movimentos e a limpeza do tecido.  O diferencial, é a atenção especial que deve ser destinada quanto a proteção desse colaborador no contato com vírus e bactérias que circulam no hospital. 

Para isso, pode investir em tecidos antivirais e no complemento do uniforme com EPIs, com aventais de isolamento para o colaborador trabalhar de forma mais segura. 

Quero uniformizar minha equipe de limpeza

Agora você já sabe de todos os benefícios de ter uma equipe de limpeza uniformizada, sempre atento às características do tecido para manter o conforto e o bem-estar do colaborador durante a realização das atividades. 

Para te ajudar na escolha, nós da Dash podemos encontrar o uniforme ideal que se adeque a realidade e atividades exercidas pela sua equipe, de acordo com o segmento de atuação da empresa. 

Para ver os modelos que já temos disponíveis, acesse a nossa loja virtual