Uniforme para Farmácia: Escolhendo de forma adequada

Por

A área de farmácia é muito extensa, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que faz um farmacêutico, já que é comum pensar no profissional apenas nos balcões de drogarias, mas a sua atuação no mercado de trabalho vai muito além disso. 

Dentro das possibilidades de atuação, as mais conhecidas são o farmacêutico geral, o farmacêutico industrial, o farmacêutico hospitalar e o farmacêutico clínico. 

E em todas elas, esse profissional, em algum momento, vai precisar manipular medicamentos, amostras químicas e biológicas e, até mesmo, manter contato com pacientes. 

Para se proteger desse contato direto que pode causar lesões e, até mesmo doenças, é importante que sejam usados uniformes profissionais corretos e é sobre eles que nós vamos falar hoje. Qual o uniforme ideal para farmácia?  

Quais são as regras para o uniforme de farmácia

Com o intuito de assegurar a segurança dos profissionais, existem muitas normas regulamentadas quando o assunto é o uniforme ideal para a farmácia. Em um deles a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), instrui:

De acordo com a Resolução Nº44, de 17 de agosto de 2009, os colaboradores devem permanecer identificados com uniformes limpos e em boas condições de uso. 

Além disso, a peça ou identificação usada pelo farmacêutico deve distingui-lo dos demais funcionários. 

Como já vimos, essa é uma atitude que demonstra organização por parte da empresa e evita confusão entre os integrantes das equipes.

Nesta mesma norma a Anvisa estabelece que os  EPIs sejam disponibilizados para os profissionais envolvidos na prestação de serviços farmacêuticos, com objetivo de evitar contaminação durante o manuseio de alguma substância química. 

Dentre os principais equipamentos de proteção, podemos citar luvas, máscaras, toucas, sapatos especiais e óculos protetores. 

Para finalizar, é recomendado que os uniformes para farmácia tenham boa capacidade de barreira de acordo com o produto manipulado e devem ser compatíveis com os sistemas de esterilização usados. 

Veja quais diferenciais são necessários ter em cada tipo de uniforme para farmácia:

Uniforme para Farmacêutico Clínico

O farmacêutico clínico é aquele profissional que atua nas drogarias, responsável por atender as pessoas com dúvidas sobre como usar medicamentos, aplicações, serviços como testes rápidos, bioimpedância, entre outros. 

Para esses profissionais o jaleco não precisa ter uma proteção extremamente resistente, pois na maior parte do tempo ele estará atrás do balcão ou realizando procedimentos de baixa complexidade.

Nesses casos, só de estar com luvas nas mãos, máscara e um jaleco tradicional já é proteção suficiente. 

Dependendo, se os serviços oferecidos pela drogaria não envolverem muita manipulação de químicos e aplicações, não é necessário nem estar com um uniforme que contemple o jaleco.

Só um scrub, conhecido como roupa cirúrgica, juntamente com as luvas e máscaras já te protegerão, desde que essa roupa te distinga dos demais funcionários. 

uniforme-farmacia-clinico

Ver na loja

uniforme-farmacia-scrub

Ver detalhes do Jaleco

Uniforme para Farmacêutico Hospitalar

Já o trabalho farmacêutico hospitalar envolve o acompanhamento do paciente e dos medicamentos que está tomando. 

Ele também é responsável por supervisionar as aplicações realizadas por enfermeiros e técnicos, além de oferecer suporte aos médicos.

Nesses casos, a recomendação é que os farmacêuticos usem jalecos tão resistentes quanto o dos médicos, de preferência com proteções antivirais e antibacterianas. 

Isso porque o hospital é um ambiente com intensa circulação de microrganismos, como vírus, fungos e bactérias que em contato com o corpo humano podem causar infecções severas. 

Por isso o uniforme também deve ser fácil de limpar e manter higiênico, já que o farmacêutico lida com medicamentos e outros produtos que exigem um alto grau de limpeza e assepsia.

uniforme-farmacia-hospitalar

Ver na loja

uniforme-farmacia-uniforme-antiviral

Ver na loja

Uniforme para Farmacêutico Bioquímico

Para o farmacêutico bioquímico as recomendações se mantêm as mesmas, mas como é um profissional que lida com análises toxicológicas e clínicas de vários tipos de amostras, é importante que o tecido do seu jaleco tenha proteção contra inflamáveis. 

Aqui na Dash nós não temos um jaleco com esse tipo de proteção, mas temos uma opção de Neoprene que é bastante utilizado em peças que necessitam de proteção térmica e impermeabilidade e pode ajudar se o trabalho não envolver manuseio de inflamáveis. 

uniforme-farmacia-jaleco-neoprene

Ver detalhes do Jaleco

uniforme-farmacia-neoprene-bufante

Ver na loja

Uniforme para Farmacêutico Industrial

O farmacêutico industrial atua com o controle da qualidade dos remédios que aliviam e/ou curam os sintomas de várias doenças.

Dentro dessa especialidade, os profissionais podem trabalhar com a supervisão do transporte dos componentes produzidos, a conferência da qualidade das matérias-primas e a pesquisa para desenvolver medicamentos mais eficientes.

O uniforme ideal para essa função, assim como o farmacêutico bioquímico, deve conter propriedades antichamas, anticorrosivas e antiestática quando necessário, para proteger os colaboradores de eventuais riscos à saúde.

Agora, quando não estiver em uma função com contato direto com esse tipo de componente, pode ser usado um jaleco mais tradicional e, de preferência, com bolsos para guardar ferramentas utilizadas no exercício do trabalho. 

uniforme-jaleco-com-bolsos

Ver detalhes do Jaleco

 Onde encontrar o uniforme de farmácia adequado

Como vimos, existem muitas recomendações que devem ser seguidas na hora adquirir um novo uniforme para farmácia. 

Para não correr o risco de comprar um uniforme comum, que não tenha proteção garantida, o ideal é buscar por lojas especializadas de uniformes e jalecos, como é aqui na Dash.

Temos mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento e confecção de uniformes corporativos e todos os jalecos e scrubs apresentados aqui estão disponíveis no nosso catálogo da loja virtual. É só clicar e conferir!