Vestido para trabalhar: Dicas para usar no escritório

Por

Já deve ter passado pela sua cabeça usar um vestido para trabalhar algum dia, não é mesmo? Principalmente quando está fazendo calor e você quer usar uma peça mais fresca, mas sem perder a elegância, ou quando você quer se arrumar rapidamente colocando apenas uma peça única, sem muitas preocupações. 

O que te impede de usar o vestido para trabalhar neste momento, muitas vezes, é o protocolo de vestimenta da empresa ou, no caso de não existir, o medo é exagerar ou estar completamente fora do contexto e do dress code pedido para a ocasião. 

Se a sua empresa não depende de um código de vestimenta, você conseguirá colocar em prática com mais facilidade as nossas dicas. Mas, caso tenha, nós vamos te ensinar a usar o vestido para trabalhar certo para a sua realidade. 

Lembrando que essas dicas também são válidas para quem trabalha de casa, mas quer ficar arrumada e com conforto. Além disso, são excelentes modelos para os uniformes profissionais de empresas cujo código de vestimenta contempla vestidos. Vamos aprender?

Por qual modelo de vestido começar? 

Ao contrário do que algumas pessoas dizem, o vestido pode sim ser utilizado em um ambiente corporativo sem destoar do dress code formal, escolhendo o modelo certo!

Por ser uma peça única, o vestido se torna muito versátil e funcional na hora de compor o look para o trabalho. Para começar a tirar aos poucos o medo de apostar em um vestido para trabalhar, a dica é: começar pelas modelagens mais tradicionais e pelos tons sóbrios. 

Vestidos para trabalhar: formais ou informais

Para começar a escolher o modelo ideal de vestido para trabalhar, tem que levar em consideração também se a sua empresa é mais formal, mais informal e, se o cargo que você exerce, exige uma postura mais rígida ou mais despreocupada. 

Se a sua empresa for mais formal, invista em modelos como:

Vestido tubinho

Os modelos retos são os mais indicados para o ambiente corporativo porque não ressaltam curvas, deixando claro a seriedade do visual. O modelo tubinho, mais soltinho, é sempre uma boa pedida em vestidos para trabalhar. Dependendo do tipo de manga, o vestido pode ter outras releituras. Por exemplo, a manga curta e bufante traz uma abordagem mais romântica, já a manga japonesa é mais moderna. 

Modelo usa Vestido Natalia -  Dash Uniformes
Ver detalhes do vestido

Vestido Midi

Se você é uma pessoa que ainda tem receio de mostrar as pernas, o comprimento midi é uma ótima pedida. Ele não é curto e nem longo, além de alongar a silhueta, o vestido midi é uma peça versátil que imprime elegância e feminilidade.  

No ambiente de trabalho o vestido midi deve evitar ter decotes, apostar mais em tecidos de alfaiataria e menos nos tecidos de malha. O scarpin sempre irá deixar o visual mais elegante, assim como casacos longos em dias mais frios. 

Modelo Usa Vestido Manga Curta Vera - Dash Uniformes 
Modelo Usa Vestido Manga Curta Vera – Dash Uniformes 

Vestido Acinturado

O vestido acinturado é elegante, moderno e alonga sua silhueta. Além disso possui um cinto que é do mesmo tom e mesmo tecido do vestido, um detalhe charmoso que faz toda a diferença. Para um look de trabalho casual ele é ideal.

Modelo usa Vestido sem Manga Noa - Dash Uniformes 
Ver detalhes do Vestido

Vestido Envelope (cache-cour)

Ele é uma peça fácil de vestir, fácil de combinar e que valoriza qualquer tipo de corpo. Para o trabalho, escolha um modelo mais formal, como aqueles com manga ¾ e em comprimento midi. 

Para não correr o risco de errar, recomendo os vestidos lisos ou com estampas bem pequenas, assim você não deixa a produção muito carregada. Nos pés, sapatilhas e scarpins, Finalize com um colete ou blazer além de acessórios bem discretos.

Modelo usa vestido envelope
Modelo usa vestido envelope

Vestido Evasê

O evasê é um modelo de vestido clássico, peça coringa em todos os guarda-roupas. Sua principal característica é a modelagem em forma de “A”, isto é, mais justa na cintura e vai se alargando até a barra. Por isso, ele costuma ser bem volumoso na parte da saia. Há vários comprimentos, tecidos, estampas etc. Versátil, você pode usá-lo tanto no dia a dia, por exemplo, no escritório, quanto em eventos formais, como um casamento.

Como o vestido já chama mais atenção para ele, o ideal é complementar o look com acessórios, sapatos e bolsas mais delicadas. 

Modelo usa Vestido de Botões Nubia - Dash Uniformes
Ver detalhes do Vestido

Vestido com Manga Longa

O vestido de manga longa é ideal para os dias com o clima mais fresquinho, transmite seriedade e estilo. Ideal para um look de trabalho casual. Esse modelo pode facilmente ser combinado com meia grossa e bota ou sapato social fechado.

Mulher usando vestido preto com manga longa da Dash Uniformes
Vestido Manga Longa – Dash Uniformes 

Vestido Gola Laço

Para um look mais sofisticado e ao mesmo tempo delicado, o vestido gola de laço é a escolha certa. A gola laço foi uma forte tendência da década de 70 e geralmente seus modelos são feitos de cetim ou seda, o que confere leveza e movimento à peça. O detalhe do laço tem como objetivo quebrar um pouco a seriedade da peça e trazer feminilidade. 

Modelo usa Vestido Camila - Dash Uniformes
Ver detalhes do Vestido

Vestido Peplum

O vestido peplum tem modelagem muito semelhante ao vestido tubinho. O seu diferencial  é o babado na barra e um corte reto e simples, por isso o peplum é um clássico das roupas femininas.

Modelo usa Vestido Peplum - Dash Uniformes 
Modelo usa Vestido Peplum – Dash Uniformes 

Agora, se a sua empresa tiver um ambiente mais descontraído e informal, seria interessante apostar em: 

Vestido longo

Para os dias mais quentes, como no verão, os modelos longos e soltos costumam fazer sucesso em ambientes mais informais. 

O vestido longo para trabalhar, além de ser elegante, oferece também frescor, bastante movimento e valoriza todos os tipos de silhueta. Para compor a produção do vestido longo, aposte em acessórios maiores e sapatos sem salto, como rasteirinhas ou sandálias com salto baixo.

Modelo usa vestido longo
Modelo usa vestido longo

Vestido estilo túnica

Ainda falando sobre o verão e empresas com o ambiente informal, o vestido túnica é uma ótima opção de leveza e estilo. Por ser mais aberto, ele aparenta ser muito moderno e você somar a isso estampas geométricas. Combina muito com sandálias sem salto e maxi bolsa.

Vestido Feminino Manga Curta Alana - Dash Uniformes 
Vestido Feminino Manga Curta Alana – Dash Uniformes 

Vestidos com estampa floral

A estampa floral nunca sai de moda, mas costuma ser mais usada nas estações de primavera/verão. Famoso por ter um estilo romântico, delicado e feminino, ele é versátil e atemporal. Mas atente-se ao usar o floral, estampas grandes podem destacar partes do corpo que você não deseja dar destaque. Ao vestir a peça, note se as flores estão na barriga ou no quadril, adicionando volume onde não deveriam. 

Já o floral assimétrico, caracterizado por estampas florais mescladas com outros elementos de vários tamanhos não vai inflar a silhueta, pois a padronagem tem uniformidade.

Estampa Floral
Estampa Floral

Vestido com estampa geométrica

Como podemos ver, as estampas são super bem-vindas em ambientes de trabalho informal. Assim como as estampas florais, as geométricas são ótimas na hora de inovar e ter criatividade no look, mas sempre com atenção com alguns detalhes. 

As listras horizontais criam volume, portanto dependendo do efeito que você deseja, evite usá-las nas peças de membro inferior. Listras largas na região da barriga podem ser inimigas, caso você não queira ressaltar tanto o corpo. 

As listras verticais passam sensação de alongamento, mas lembrando que nem sempre isso é regra. O ideal na hora de escolher as peças com listras é ter bom senso e conhecer o seu corpo e o que te valoriza.

Estampa Geométrica
Estampa Geométrica

Gostou das nossas dicas e já quer colocar em prática no seu trabalho? Aqui na Dash nós temos vários modelos de vestidos para trabalhar com conforto, estilo e praticidade. Confira!