4 passos para criar unidade visual na sua equipe através dos uniformes

4 passos para criar unidade visual na sua equipe através dos uniformes

A unidade visual em uma equipe vai muito além de apenas uma questão estética. Ela desempenha um papel fundamental na criação de uma identidade coesa, promovendo o senso de pertencimento, profissionalismo e coletividade. 

Neste artigo, exploraremos como os uniformes podem ser uma ferramenta poderosa para alcançar essa unidade visual, fortalecendo os laços entre os membros da equipe e transmitindo uma imagem coesa para clientes e parceiros.

Modelagens que Diferenciam e Conectam

Uma das principais formas de criar uma unidade visual exclusiva de forma criativa e, ao mesmo tempo, sutil, é introduzir pequenas diferenças nas modelagens dos uniformes para diferentes cargos

Por exemplo, variações sutis nas golas, mangas ou cortes das calças podem indicar hierarquia ou funções distintas. Isso não apenas cria uma aparência mais refinada, mas também permite que os membros da equipe se identifiquem com seus cargos e responsabilidades.

DASH_0318

No exemplo da foto abaixo, a gerente e o garçom da lanchonete usam a camisa do uniforme com a mesma padronagem xadrez, mas os acessórios assumem um papel crucial na diferenciação desses cargos. O avental difere a função do garçom e o lenço usado pela gerente a eleva a uma posição de autoridade.  

unidade-visual

Outro detalhe que pode passar despercebido é que existe uma pequena diferença entre as camisas. A dela é de manga longa e a dele é de manga curta, mas é muito claro que os dois fazem parte da mesma equipe. 

Cores Estratégicas e Complementares

Escolher cores adequadas para os uniformes é crucial. Opte por cores que estejam alinhadas com a identidade da sua empresa, para isso considere a psicologia das cores para transmitir as mensagens certas. 

Utilize uma paleta de cores que não apenas represente a marca, mas também seja visualmente agradável e evite cores muito saturadas ou vibrantes. Considere cores que se complementam, como combinações de cores análogas ou cores complementares, para criar um visual harmonioso.

Um exemplo do uso de cores  nas equipes é o das colaboradoras abaixo que estão usando o mesmo modelo de roupa, um conjunto com blusa, calça e kimono, o que difere são as cores, a de uma é rosa e a outra azul. 

kimono-alongado

Essa diferença de cores não quebra a unidade visual de uma equipe desde que ela seja bem pensada e tenha semelhanças entre si, que no caso aqui é a modelagem. Isso já é suficiente para saber que elas têm algo em comum e fazem parte do corpo de funcionários. 

Elas podem ser da mesma equipe por estarem compartilhando o mesmo modelo de uniforme, mas de cargos diferentes, ou até mesmo de cargos iguais, mas a empresa quis apostar nessa dupla de cores. 

Mas para essa escolha ter fundamento e pensamento estratégico, as cores escolhidas devem transmitir um sentimento compatível com o segmento e objetivo de negócio da empresa.

Nesse caso a combinação de azul claro e rosa cria um visual romântico, suave, fresco e delicado, o que é ideal para clínicas estéticas, spas, entre outros.

Além da identidade visual da empresa, essa escolha é esteticamente harmônica para os clientes, pois por estarem do lado oposto do círculo cromático, as cores são complementares, ou seja, de fato são tons que se harmonizam muito bem e criam um contraste bonito quando usados em conjunto.

Tecidos que Refletem a Identidade

A escolha dos tecidos é fundamental para garantir conforto e profissionalismo. Além disso, os tecidos devem refletir a imagem e o contexto em que sua empresa está inserida. 

Em ambientes corporativos, tecidos mais estruturados e formais podem ser apropriados, enquanto tecidos leves e respiráveis são ideais para ambientes de clima quente e com área aberta.

Um exemplo do uso de tecido para criar unidade visual nas equipes são as últimas coleções de hotelaria que lançamos aqui na Dash, que inclui uma linha urbana e uma linha praia. 

hotelaria

Cada detalhe dos tecidos foi cuidadosamente considerado para refletir a atmosfera e o contexto nos quais seriam inseridos e utilizados. Além disso, todos os cargos compartilham de uniformes com o mesmo tecido, mas aplicados de forma distinta de acordo com o modelo. 

Na linha praia, os designs foram inspirados na beleza natural do litoral, com tons claros, como bege e branco que absorvem menos calor.

Os tecidos escolhidos priorizavam o frescor e a leveza, como o linho e algodão, que possuem alta respirabilidade, além de estampas com padrões que evocam a tranquilidade da praia.

Já a linha urbana, que era destinada a hotéis que tem o perfil no estilo contemporâneo industrial, apostamos em designers modernos e versáteis, que contemplam cores mais sóbrias e linhas retas.

A utilização dos tecidos de sarja e jeans confere às peças uma aparência industrial, ao mesmo tempo em que proporciona durabilidade e conforto aos colaboradores.

Estampas que comunicam

Outro recurso para criar uma unidade visual forte na sua equipe, que consiga imprimir a sua identidade de forma estratégica e consistente, é por meio da criação de uma estampa exclusiva. 

Para a inserção de estampas, a dica é manter as estampas relativamente simples e clássicas para que sejam facilmente reconhecíveis à distância, como o xadrez, as litras, o pied de poule. Evite designs excessivamente complicados que possam se tornar confusos ou perder detalhes quando aplicados nos uniformes.

Explore padrões ou texturas que tenham significado para a equipe. Isso pode incluir padrões geométricos, linhas dinâmicas ou até mesmo formas abstratas que se relacionem com o espírito da equipe

Considere a área de atuação da empresa e o que ela representa. Por exemplo, se for uma empresa de tecnologia, padrões futuristas ou elementos relacionados à tecnologia podem ser incorporados nas estampas.

Crie estampas que possam ser aplicadas em diferentes tipos de uniformes (camisas, bonés, aventais, etc.). Um design versátil permite que a unidade visual seja mantida, independentemente do tipo de uniforme utilizado.

Na foto temos o exemplo da estampa de folhagem desenvolvida pela Dash para a Apple House, um Beach Hotel em Paraty, no Rio de Janeiro. 

esstampa-1-1

A estampa que compõe toda linha de uniformes buscou remeter à proximidade com a natureza, tão presente nas paisagens ao redor do hotel, levando a sensação de frescor e descontração para os seus hóspedes.

estampa-2-1

Outro exemplo em que trabalhamos o uso de cores, formas e estampas foi no projeto da primeira loja conceito da Natural Farm Pet no Brasil.

A nossa equipe desenvolveu exclusivamente para as camisas uma estampa xadrez em tons terrosos, para remeter a origem das fazendas estadunidenses. 

Precisa de ajuda para criar a unidade visual da sua equipe?

Desenvolver uma unidade visual para a sua equipe por meio de uniformes é uma estratégia poderosa para transmitir profissionalismo, coesão e identidade. 

Uma unidade visual bem projetada não apenas fortalece o senso de pertencimento entre os membros da equipe, mas também transmite uma mensagem consistente e profissional para o mundo exterior.

No entanto, é importante lembrar que para criar uma unidade visual de sucesso ela deve ser feita com cuidado, levando em consideração a cultura da empresa, o público-alvo, a mensagem que se deseja transmitir e o conforto dos colaboradores. 

Um design mal escolhido pode ter um impacto negativo na imagem da empresa e na satisfação dos colaboradores. Por isso, o mais recomendado é contar com a ajuda de um especialista, como a Dash, para te ajudar com esse trabalho de traduzir a essência da sua marca em cada detalhe.

Para nós, os Uniformes são muito mais do que simples peças de vestuário. Eles são uma extensão do que somos, a camisa que vestimos todos os dias para representar nossos valores por meio do trabalho que realizamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *