Conforto e segurança são máximas que devem ser priorizadas pelas empresas no cuidado com o colaborador. Primeiro porque é necessário para que eles executem suas tarefas com mais produtividade e menor perda da capacidade laborativa ao longo de sua jornada de trabalho.
Segundo porque é um direito básico de todo trabalhador previsto na constituição.
Uma das formas de garantir o conforto e a segurança do colaborador é disponibilizando ferramentas adequadas para que eles garantam sua integridade no exercício da profissão, como os uniformes.
Uniformes profissionais completos incluem vestimentas, acessórios e calçados especiais, diferentes para cada tipo de profissão. Neste artigo de hoje, nós vamos falar especificamente dos calçados, quais diferenciais eles precisam ter dos calçados comum, quais os seus benefícios e qual o ideal para cada função.
Vamos lá?
O que diz a lei sobre sapato para trabalhar?
Especificamente sobre o uso de sapato para trabalhar, a lei diz que exigir o uso de sapatos, roupas e acessórios é direito do empregador.
Conforme o artigo 458 da Consolidação das Leis do Trabalho, o patrão tem o poder de definir as regras que sejam razoáveis e coerentes com a natureza do estabelecimento.
Essa condição de que o calçado não é obrigatório se encaixa melhor quando o objetivo dele no local de trabalho é permitir que o trabalhador seja mais bem identificado, nesse caso ele não é considerado um EPI.
Agora quando o uso tem a ver com a segurança do colaborador, a CLT dispõe, no artigo 166, que “a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados”.
Ou seja, em empresas que a função exercida pelo colaborador envolva contato com sujidade, agentes químicos, físicos ou biológicos é obrigatório o uso de EPI, no qual está incluso os uniformes e os calçados.
Quais os benefícios do sapato para o trabalho?
Em ambientes onde o sapato para trabalho funciona como EPI os benefícios são inúmeros. Entre eles:
Solado Super Grip SRC antiderrapante
O solado adesivo antiderrapante é ideal para a aderência de solados lisos. Elimina o risco de escorregões e proporciona ao colaborador mais estabilidade e segurança ao caminhar.
A tecnologia Super Grip SRC possui o grau mais elevado de testes de escorregamento e, por ser confeccionado em EVA, o torna super leve, excelente para colaboradores que se movimentam o dia inteiro e ficam com os pés cansados.
Palmilha antimicrobiana
A palmilha antimicrobiana possui nanopartículas de íons de prata para absorção e evaporação do suor. Essa composição evita o mau cheiro dos sapatos e não deixa que bactérias, fungos, vírus e protozoários se proliferem causando doenças nos pés.
Palmilha Dry Tech
Essa é uma palmilha que possui uma tecnologia capaz de absorver a umidade dos pés, deixando eles sempre secos.
Impermeabilidade
Além disso, o calçado é revestido de material impermeável, facilmente lavável com água, sabão e detergente, e para desinfecção, água sanitária ou cloro.
Isolante térmico
Alguns modelos de sapato para trabalhar possuem isolante térmico. Feitos de tecido neoprene que esquentam o pé e não permite que a temperatura externa influencie muito no equilíbrio térmico corporal.
Esse calçado é ideal para colaboradores que trabalham em ambiente de frio intenso. Pode ser usado dentro de casa ou até mesmo para dirigir ou durante viagens longas de avião e ônibus. Além disso, ele pode ser utilizado em atividades como pilates, ioga e caminhadas na areia.
Quais profissões devem fazer uso do sapato para trabalho?
Como vimos, o uso obrigatório desse tipo de calçado só é necessário quando a atividade exercida pelo colaborador envolve contato com sujidade, agentes químicos, físicos ou biológicos. Para ilustrar, trago alguns exemplos:
Hóteis
No ramo da hotelaria a maioria das equipes precisam do sapato especial para trabalhar. Recepcionistas, camareiras, faxineiros, cozinheiros, gestores e demais profissionais que trabalham em hotéis têm os dias muitos agitados e corridos, por isso precisam de sapatos que garantam sua segurança com a antiaderrência.
Precisam contar com a tecnologia de impermeabilidade para lavar quartos e áreas externas.
Como costumam estar localizados em regiões muito quentes também precisam dry tech para absorver todo o suor que produzem ao longo do dia e que prejudica a produtividade do trabalho.
Supermercados
Os supermercados se assemelham muito à realidade dos hotéis, mas com um diferencial.
Determinados setores como os frios, a peixaria e a açougue estão em contato direto com um frio muito intenso, por isso, o ideal é que o sapato desses colaboradores tenha isolante térmico para evitar esse desconforto na rotina.
Além disso, esse ambiente coberto por gelo acaba descongelando e acumulando água pelo espaço. Para garantir que os colaboradores não vão escorregar e sofrer um acidente de trabalho, eles precisam disponibilizar um calçado com tecnologia antiderrapante.
Hospitais
Os calçados para quem trabalha na área da saúde devem atender às normas da NR32 para calçados fechados, que proporcionam um isolamento de seus pés em relação ao ambiente, impedindo o contato com líquidos e materiais cortantes.
Calçados impermeáveis também possuem uma grande importância para evitar absorção de substâncias, e também são muito mais práticos no quesito limpeza.
Para alguns ambientes, principalmente locais com pisos escorregadios, o solado antiderrapante é super bem-vindo para acrescentar ainda mais estabilidade para seu corpo.
Para finalizar, como o dia a dia é intenso, o ideal é que o calçado seja feito com um material leve, como o EVA, para permitir movimentos sem cansaço.
Restaurantes
Nos restaurantes o principal foco é a cozinha, onde os colaboradores têm contato direto com a comida que será servida para os clientes, por isso, necessita de muita atenção e cuidado.
Na cozinha o isolante térmico funciona tanto para ambientes mais frios, como perto do forno, em ambientes mais quentes. O sapato usado pelos colaboradores precisa manter a temperatura ambiente.
O sapato deve ser resistente e também não pode ser produzido com nenhum material inflamável que irá reagir quimicamente em contato com o fogo, que é frequente na cozinha.
Para os colaboradores que trabalham na cozinha o sapato também deve ser extremamente vendado para não permitir que fungos e bactérias entrem em contato com a comida, mas também deve permitir a respirabilidade dos pés.
Onde encontrar sapato para trabalhar
Ufa! Você viu que não é simplesmente comprar qualquer sapato para trabalhar, não é mesmo?
Cada segmento tem a sua especificidade e devemos estar atentos a elas para levar conforto e segurança para os colaboradores da nossa empresa e do nosso time.
Todos os benefícios que listamos neste artigo você encontra nos sapatos para serviços que vendemos na nossa loja virtual. É só ir lá e conferir qual é o ideal para a função que você exerce no trabalho.