Tecidos tecnológicos: Vantagens em usá-los em seu uniforme

Por

Os tecidos são a principal característica que faz um uniforme se diferenciar de uma roupa comum.

Os tecidos que são utilizados para confeccionar uniformes devem ter muita qualidade e resistência, pois eles serão usados todos os dias pelos colaboradores, e, por isso, precisam ter mais durabilidade e fácil manutenção das peças

Além disso, os tecidos devem ser pensados para se adaptar a diferentes contextos de clima, segmentos e tipo de função, como por exemplo, colaboradores que trabalham no frio extremo e outros que trabalham com muitos movimentos físicos. 

Para esses casos é muito importante que o tecido usado para confeccionar o uniforme tenha componentes tecnológicos que levarão mais conforto, proteção e segurança para o colaborador

Se a sua rotina de trabalho exige um uniforme especial, leia este artigo até o final que nós vamos falar dos tipos de tecidos tecnológicos que nós vendemos aqui na Dash e qual a função de cada um deles. 

Como surgiram os tecidos tecnológicos?

Na indústria têxtil, inicialmente, existiam apenas os tecidos naturais e artificiais. 

As naturais têm origem vegetal ou animal e são encontradas na natureza, como o algodão e a lã. Enquanto isso, as artificiais são produzidas quimicamente com matérias-primas naturais (principalmente da celulose), viscose, cupro, tencel/liocel e acetato.

Novo processo faz o tecido de algodão se comportar como sintético sem ser sintético - Stylo Urbano

Com o passar dos anos, o uso de fibras naturais ficou limitado pelas qualidades disponíveis e o seu uso contínuo provocava desgastes em pouco tempo. 

Além disso, novas necessidades iam surgindo na sociedade, principalmente com o advento das guerras e da revolução industrial, e toda essa mudança forçou ainda mais a demanda por tecidos mais otimizados e resistentes. 

E foi assim que surgiu a criação de tecidos sintéticos, como o poliéster, que é derivado do petróleo. No entanto, esse tipo de fibra não era leve e não tinha uma boa capacidade de absorção da umidade do corpo.

Mas foi só depois, com a descoberta da microfibra, nos anos 1970, é que foi possível desenvolver os tecidos tecnológicos. 

Pois na microfibra o fio tem a espessura de um fio de cabelo, o que torna possível acrescentar características específicas ao fio para torná-lo mais eficiente, como proteção aos raios UV ou propriedades antibacterianas. 

Veja abaixo quais os tipos de tecidos tecnológicos que nós temos disponíveis na Dash:

Tecido Impermeável 

Tecidos impermeáveis são aqueles que não podem ser penetrados por fluidos, principalmente líquidos, em outras palavras são aqueles em que os líquidos não conseguem atravessar.  

Ainda tem a capacidade de respirabilidade, ou seja, a capacidade de o tecido permitir a passagem de moléculas de vapor, principalmente do suor, característica que traz mais conforto ao seu usuário.

Uniforme com esse tipo de tecido é ideal para pessoas que trabalham em cozinhas, em laboratórios, hospitais, supermercados, entre outros. 

tecidos-tecnologicos-impermeavel

Ver detalhes da Parka

Tecido Antiviral

Durante a pandemia, muitos profissionais de saúde tiveram que trabalhar na linha de frente dentro dos hospitais.

Nesse período nós, enquanto empresa de uniformes, trabalhamos para buscar soluções têxteis para jalecos que pudessem atender às necessidades de alta proteção, sem perder o design, que é a nossa marca registrada.

O tecido antiviral vendido na Dash foi desenvolvido pioneiramente pela Delfim Protect, no ápice da pandemia, por um processo industrial que combina fios 100% poliéster a uma fórmula com micropartículas de prata, capazes de inativar a ação do SARS-COV-2 em sua superfície.

tecidos-tecnologicos-antiviral

Ver na loja

Tecido Neoprene

O tecido Neoprene é composto por uma borracha sintética — pode ser mais fina do que nas roupas de mergulho — que recebe tratamento de malha, sendo adaptado às necessidades da rotina.

O primeiro diferencial do tecido neoprene é que ele se adapta a qualquer tipo de corpo e é mais elástico, o que traz conforto e mobilidade para quem usa. Ideal para quem executa muitos movimentos ao longo da rotina de trabalho. 

Em segundo ponto, ele mantém a temperatura corporal mesmo nos dias mais frios. E, ao contrário do que muitos pensam, o tecido não esquenta no calor. Ele proporciona uma temperatura agradável para o corpo, independentemente do clima.

Por ser emborrachado, o neoprene também é impermeável, o que significa que ele impede a absorção de líquidos

E, para os profissionais que possuem a rotina corrida e não conseguem ter tempo para passar todas as roupas, temos uma boa notícia: o neoprene tem baixa deformação. 

Isso quer dizer que as peças com esse tecido podem ser colocadas em uma mochila ou tiradas do bolo de roupas dentro do armário, que elas não ficarão amassadas, pois o tecido é um tipo de borracha que volta ao formato original.

tecidos-tecnologicos-neoprene

Ver detalhes do Jaleco

Tecido Proteção UV

Os tecidos com proteção solar são capazes de bloquear os raios UV e conferem maior proteção àqueles que utilizam esse tipo de peça.

Com fabricação a partir de fibras de dióxido de titânio ou banho químico com aditivos de fotoproteção, os tecidos com proteção UV são até três vezes mais eficazes no bloqueio de raios UVA e UVB. Basicamente, eles refletem a radiação, impedindo que ela atinja a pele.

Esse tecido é ideal para empresas que estão localizadas em regiões com o clima muito quente, ou para pousadas e parques aquáticos onde os colaboradores precisam ficar muitas horas expostos à luz solar. 

tecidos-tecnologicos-protecao-uv

Ver detalhes da Blusa

Onde comprar uniformes com tecidos tecnológicos?

A Dash é especialista, há mais de 35 anos, no desenvolvimento e confecção de uniformes. 

Produzimos uniformes personalizados de acordo com a necessidade de cada empresa, visando sempre o conforto, o bem-estar e a segurança dos colaboradores. 

Todos os tecidos tecnológicos que mostramos neste artigo estão disponíveis em nossa loja virtual.