8 tipos de gola e como elas valorizam o seu corpo

Por

Ao escolher o que vestir, decidimos o que queremos valorizar no nosso corpo e que nos traga conforto e bem-estar, não é mesmo? Por isso é tão importante ter conhecimento do nosso próprio corpo e de alguns truques de moda, como, por exemplo, quais os tipos de gola e decotes que existem e como usá-los ao nosso favor. 

Blusas, vestidos e macacões podem ter decote V, quadrado, gola alta ou redonda, por exemplo. Dependendo da sua escolha, é possível, por meio da variação das formas, criar alongar silhueta, valorizar o busto ou ter justamente o efeito contrário. E você, sabe qual escolher para valorizar o seu corpo?

Se não, continue a leitura deste artigo que separamos os 9 principais tipos de golas e qual a melhor forma de usar cada uma delas. 

Como usar os tipos de gola no dia a dia

Com o passar dos anos, a moda sempre esteve em constante transformação para acompanhar as novas formas de enxergar o mundo pela sociedade. Novos comportamentos pediam novos formatos como forma de expressão. 

Por isso, em dado momento, os tipos de gola eram mais fechados, depois abriram nas costas, criaram-se cortes mais românticos, outros assimétricos e por aí vai. 

Com essas mudanças, também surgiam muitas "regras" sobre como as mulheres deveriam se comportar e aparecer em público, mas agora isso mudou e o que vale é se vestir do jeito que você quiser, sem regras!

Claro, você pode aprender algumas dicas para ressaltar os que mais combinam com você, que são versáteis na sua rotina e que compõem melhor com acessórios ou criam um estilo que mais pareça com o seu. O importante é não deixar de usar por conta de julgamentos.

guia-ilustrado-uniforme-perfeito-thumb-inverted

Quais os tipos de gola mais comuns

Todos os dias, quando vamos trabalhar, geralmente escolhemos uma blusa e uma calça para trabalhar, são os itens que mais usamos na rotina. As golas que mais vemos nessas blusas são a redonda ou careca, a gola V e a gola em U, mas vocês percebem a diferença entre elas:

Gola redonda ou careca

É o básico dos básicos e está presente na maioria das nossas t-shirts, mas também em blusas, vestidos e outras peças. O corte é sempre arredondado e próximo ao pescoço. 

Esse modelo destaca os ombros e é uma boa saída para quem quer dar amplitude a essa parte do corpo e quanto mais profundo for esse tipo de decote, melhor para quem tem busto pequeno e quer valorizar essa área.

Por ser mais tradicional, isso te dá possibilidade de inovar mais no visual, incluindo mais acessórios, texturas e estampas.

Na foto abaixo, o modelo de gola redonda acompanha um detalhe drapeado que transmite mais feminilidade e romantismo à peça.

000012-62fb8f1a563d8-blusa-feminina-manga-curta-amanda-crd-pronta-entrega (1)

 

Ver na loja

Gola U

A gola U é muito semelhante a gola redonda, só é mais aberta. Geralmente são usadas em momentos de lazer e de atividades físicas, por serem mais despojadas e mais soltinhas. Para quem tem seio pequeno e quer valorizar a região, é a melhor aposta.

blusa-gola-u

Ver detalhes da Blusa

Gola V

Famosa por ser usada quando queremos inovar na produção sem se arriscar muito. A gola V é usada para alongar a silhueta, pois esse formato triangular deixa o pescoço mais à mostra e também pode ser usada para afinar o rosto – uma boa pedida para quem tem ombros largos ou pescoço curto.

Mas a gola V não é uma ciência exata, digo isso porque devemos estar atentas em alguns detalhes. Quanto mais fundo ele for, mais vai valorizar seus seios, o que é uma opção interessante para blusas ou vestidos com decote para usar à noite ou em eventos.

Veja duas formas diferentes de usar a gola V, um mais estreito e o outro mais profundo:

blusa-gola-v-helena

Ver detalhes da Blusa

blusa-gola-v

Ver detalhes da Blusa

Gola Canoa

Outro tipo de gola que chama atenção para os ombros é a gola canoa. Essa gola é usada por muitos, mas pouco conhecida pelo nome. 

Esse formato é mais aberto que a gola careca e pode ir até o meio do trapézio, valorizando o colo. Por isso, é muito usado por quem tem um corpo com os músculos bem trabalhados.

Além disso, é uma boa pedida para quem quer disfarçar o quadril largo, pois ao evidenciar os ombros, dá a impressão de que são maiores também, deixando o visual mais proporcional.

blusa-gola-canoa

Gola Quadrada

Um pouco menos convencional, a gola quadrada costuma ser vista com mais frequência nas blusas de manga bufante. É mais uma opção para disfarçar o busto, dar mais sustentação aos seios, além de chamar a atenção para o pescoço.

000012-1640199845-blusa-feminina-manga-curta-mariana-sm-pronta-entrega

Ver detalhes da Blusa

Gola Rolê ou Alta

A gola rolê é muito usada para dar uma aparência mais elegante e sofisticada ao look. Aparece muito em temporadas de frio, mas também tem invadido os armários em dias de calor, principalmente em regatas e blusas de manga curta em tecido canelado. 

A gola alta cai bem em que tem seios pequenos e quer valorizar o busto. Além disso, ajuda a disfarçar o pescoço alongado ou a dar mais volume ao tronco, caso você queira aparentar ter mais peso.

000012-620a64ca6887c-blusa-feminina-sem-manga-clarissa-skh

Ver na loja

Gola ombro a ombro

Como o nome já diz, este tipo de decote é aquele que vai de um ombro ao outro. Assim com a gola Canoa, ajuda a equilibrar as proporções de quem tem quadril largo e pode alongar a silhueta.

A parte negativa é que essa gola não dá tanta sustentação, por isso não é opção ideal para quem tem muito seio. Para usar com tranquilidade será necessário usar  o sutiã para decote que não tenha alça, ou o chamado “tomara que caia”.

Gola Padre

Uma gola dobrada, de pontas arredondadas, usada pelo líder Mao Tsé-Tung nos anos 60 e que serviu como fonte de inspiração para a moda ocidental. A gola padre possibilita um acabamento mais elegante, polido e moderno nas peças.

polo-gola-padre-preta-765x1024-1

Ver na loja

Gola laço

A gola laço que ficou famosa na década de 70, voltou com tudo. A peça é capaz de levar charme e fluidez para qualquer produção. 

Por trazer volume para a região dos ombros, pegue leve nos acessórios, principalmente nos brincos se você tiver o pescoço mais curto. Prender os cabelos pode ajudar a alongar um pouco.

vestido-gola-laço

Ver detalhes do Vestido

  • Se você tem ombros estreitos em relação aos quadris e seios pequenos, procure pelas roupas com laços maiores, pois elas vão dar mais volume a parte de cima do seu corpo, equilibrando com a parte inferior.

  • Se tiver ombros largos, aposte em roupas com laços menores ou use as fitas soltas, para não trazer mais volume para a área. Ou então amarre na forma de um nó com as pontas caindo sobre o centro do corpo , criando uma linha vertical, alongando a silhueta.

Onde encontrar todos esses tipos de gola?

Ufa! Essas são os principais tipos de gola que costumamos usar normalmente, claro, existe uma infinidade de modelos, gola marinheiro, nadador, gola pólo, entre outras, mas conhecer sobre essas já abre uma gama de possibilidades para montar os looks de uma maneira que valorize o formato do seu corpo. 

Para o trabalho essas golas também são super versáteis e usuais. Todas as diferentes golas que mostramos neste artigo, estão disponíveis na nossa loja virtual da Dash

A maioria dos modelos, inclusive, está disponível para pronta entrega.