Sabe aquela peça de inverno que nós temos no armário que nos acompanha por muitos anos? Que sai estação, entra estação, sempre está intacta, em boas condições e ainda recebendo muitos elogios: são as peças de tweed.
O tweed é um clássico quando o assunto é elegância, requinte e modernidade. Também chamado de tuíde, ele é feito de tecido de lã com o fio grosso e trama simples, o que o torna bem estruturado, com grande durabilidade e resistência.
Um queridinho pelas grifes e muito visto em desfiles de moda, é sobre o tweed e as diversas formas de usá-lo que nós vamos falar um pouco mais neste artigo.
Como o tweed surgiu?
O tweed como conhecemos hoje, podemos dizer que foi uma ideia visionária da lendária Coco Chanel e que deu muito certo, pois, até hoje, é muito usado como matéria prima no mundo inteiro para looks casuais, despojados, formais e empresariais.
Mas antes disso, como a Coco Chanel teve conhecimento do tweed?
Coco Chanel sempre foi inconformada com a moda vigente da época que aprisionava as mulheres, com espartilhos comprimiam suas as cinturas e vestidos se arrastavam na areia.
Por isso preferia adaptar roupas masculinas para criar novas peças que fossem uma mistura de elegância, casualidade, funcionalidade e conforto.
Muito inspirada pela elegância descontraída dos homens de sua vida, de quem pegava roupas emprestadas para suas empreitadas, foi com o duque de Westminster que descobriu o tweed.
Até então o tweed era um tecido usado na região da Escócia, reservado para o uso masculino, mas a partir da década de 1920 foi transformado em símbolo de moda, pela sua assinatura que transgrediu os códigos da indumentária da época.
Como usar o tweed nos tempos atuais?
Quando um clássico volta a ganhar status de tendência, precisamos revisitar o armário para encontrar novas combinações possíveis e, até mesmo, aproveitar o momento para investir em novas peças de qualidade.
O tweed é uma peça para ser usada nos dias mais frios, pois seu tecido esquenta, mas hoje em dia existe também em gramaturas mais finas, que conseguimos adaptar para usar no dia a dia.
Para usar o tweed, uma boa aposta para começar, se não é acostumada, é como uma terceira peça, para dar um efeito marcante e diferenciado em um look simples que costuma usar sempre.
Se for em um dia mais quente, a aposta pode ser usar o tweed em sapatos e acessórios como mochilas e bolsas, que também deixam o visual super estiloso.
Já para lugares mais casuais, você pode mesclar o tweed com calças e saias jeans, blusas de malha, o que ajuda a criar um equilíbrio e concede um ar mais despojado à produção.
Mas quando o assunto são os dias frios, um look feito com o material da cabeça aos pés, à la Chanel, também é uma ótima alternativa se sua ideia é ter uma produção mais sofisticada.
Aprenda a montar looks com o tweed
Apesar de ser um tecido mais lembrado durante o inverno, a do tweed permite que você crie diversos looks, desde os mais casuais até os mais sofisticados.
Enquanto em visuais mais básicos, a dica é incorporá-lo em apenas uma peça ou acessório, vale investir em conjuntos e terninhos nos visuais mais refinados.
O clássico tecido tweed xadrez em blazer, sobretudos e colete é moderno e sofisticado. Entretanto, caso você queira inovar os looks, considere trazê-lo de formas não tão prováveis. Inspire-se com as ideias de looks que preparamos especialmente para você.
Vestidos
Usar vestidos de tweed costumam ser bem encorpados e chamam toda a atenção para si, por isso não precisa complementar com acessórios porque ele por si só já é o evento. No caso das bolsas, os modelos de mão, de ombro ou clutch são escolhas perfeitas!
Para um visual mais clássico aposte em meias calças, cintos na cintura e saltos para finalizar. Para opções mais casuais pode usar com camisas por baixo e botas nos pés.
Saias e Shorts
Se estiver em um ambiente frio, uma opção que está super em alta são os conjuntinhos, tanto com a parte de baixo de saia ou short. Para não sentir frio nas pernas é bom completar com uma meia calça.
Agora, se a ideia é ir a um evento mais sofisticado, você pode usar a saia ou o short de tweed com blusas e camisas de outro tecido como, por exemplo, uma seda mais soltinha.
No dia a dia, para dar um ar mais despojado, pode usar com blusas de malha e com tênis.
Calças
As calças de tweed não costumam ser muito vistas, mas elas existem. O modelo de cintura alta, tipo pantalona, com botões aplicados na cintura, fica lindo com uma camisa social branca. Por outro lado, a modelagem reta, mais ajustada, acompanhada por uma bota tratorada forma uma ótima opção para um look mais moderno.
Blazer
Chegamos no blazer, a peça mais usada com o tecido tweed, o clássico dos clássicos. Com o blazer você conseguirá experimentar toda a versatilidade do tweed que nós falamos por aqui.
Com a modelagem de terninho tradicional ou com calça pantalona é ideal para o trabalho pois transmite seriedade e sofisticação.
Com modelagem mais alongada com vestido, short ou saia para tornar o visual moderno e levemente descontraído. Use o blazer cropped, com os mesmos complementos para um ar mais romântico e feminino.
Para o dia a dia tente usar como uma terceira peça acompanhada de um short jeans, uma calça skinny ou uma saia midi mais rodada. Para os pés use uma botinha cano médio, um tênis branco, uma sapatilha ou um oxford para complementar a sofisticação.
O tweed veio para ficar
O tweed saiu de uma lã rústica usada para esquentar homens na Escócia, para virar um símbolo da moda mundial pelas mãos da Coco Chanel. Que se popularizou tanto que hoje pode ser encontrado nos mais diversos tipos de peças, para todos os estilos.
Como vimos, por ser uma peça que traz muito clássico e que traz sofisticação para o look, é muito bem-vindo em ambientes corporativos complementando as roupas sociais.
Aqui na Dash nós temos dois blazers, duas blusas e um colete feitos de tweed, que usados com qualquer outra peça são capazes de transformar qualquer office look. Veja os modelos: