Uniforme para professores de cada área: Conheça os modelos ideais

Por

Sabemos que a rotina de um professor não é nada fácil, muita correria entre as salas e muita energia gasta para organizar os alunos e dar aulas extensas ao longo do dia inteiro. Muitos professores também fazem jornada dupla e trabalham em mais de uma escola no mesmo dia. 

Para aguentar essa rotina, uma das formas de amenizar o desgaste diário é apostando em roupas confortáveis, que permitem a mobilidade e que são mais frescas, para aguentar o clima quente dentro das salas de aula. 

Por isso, nesses casos, os uniformes para professores se fazem tão necessários. Continue a leitura deste artigo para ver as opções confortáveis e democráticas que separamos para o dia a dia na escola. 

Qual a importância dos uniformes para professores?

Para além do conforto para o dia a dia, que é imprescindível, o uso de uniformes profissionais por parte dos professores também é uma questão de exemplo, segurança e identificação. Além disso, também é recomendado se vestir de acordo com o nível de ensino para qual lecionam.

Sobre exemplo, quando os professores vestem uniformes eles ensinam a respeitar as regras exigidas em cada instituição; que todos são iguais, inclusive os professores e para passar autoridade para o professor que está a frente da sala de aula. 

De maneira geral, as peças padronizam a equipe de docentes, facilitam a identificação e transmitem, junto com os estudantes, valores importantes sobre senso de igualdade. 

É obrigatório o uso de uniformes para professores?

Atualmente não existem leis ou normas que regulamentem o uso de uniforme nas escolas por professores.  Essa escolha, na verdade, depende da própria instituição de ensino. Ela será responsável por determinar o modelo, tecido, detalhes e cores dos uniformes

No Brasil muitas não fazem essa exigência, em São Paulo, por exemplo, a lei paulista nº 3.913/ 1983 proíbe que se institua nas instituições públicas estaduais a obrigatoriedade da vestimenta.

Já nas escolas particulares geralmente elas optam pelo uso dos uniformes. Nesse caso, a única ressalva para a escolha do uniforme é que ele seja baseado no clima da região onde a escola está localizada. Essa é uma determinação da Lei Federal nº  8.907/1994, voltada para o modelo de fardamento adotado nas escolas públicas e privadas, e que também se estende até a equipe de docentes.

Ideias de uniformes para professores 

Os estilos dos uniformes para professores vão mudar muito de acordo com a rotina, com o nível educacional que ele leciona, de acordo com identidade institucional e até mesmo com o clima da região em que trabalha. 

Uniformes para professores de educação física

A maioria das aulas de educação física costuma ser levar os alunos para a quadra, ensinar e acompanhar a execução de algum esporte ou atividade física. 

Para que essas atividades sejam desempenhadas com tranquilidade, o uniforme precisa ser extremamente confortável, com bastante elasticidade para realizar todos os movimentos e muito fresco para não reter todo o calor liberado. 

Para esses professores é ideal um uniforme com calça com cós de elástico, leggings e blusas de malhas mais soltinhas. 

Para dias mais frios, é interessante apostar em blusas de suplex, que são mais aderentes ao corpo e jaquetas esportivas que protegem do vento e da umidade.

000012-1592254159-blusa-malha-gola-v-uniforme-social

Ver detalhes da calça

000012-1626187425-blusa-feminina-suplex-manga-longa-dafini-skh (2)

Ver detalhes da Blusa

000012-1592254436-blusa-malha-gola-v-uniforme-social

Ver na loja

Uniformes para professores química, biologia e física

Geralmente os professores dessas matérias costumam usar os laboratórios para realizar experimentos e para atividades práticas. Para se proteger e manter a higiene das roupas comuns, o ideal é fazer o uso dos jalecos médicos.

000012-1632951230-jaleco-feminino-gola-padre-maia-be

Ver detalhes do Jaleco

000012-1632834292-jaleco-feminino-gola-careca-bella-dir

Ver detalhes do Jaleco

Uniformes para professores da educação infantil

Os uniformes para docentes da educação infantil são mais coloridos, estampados e dinâmicos. O uso de aventais e os jalecos também são muito comuns, pois dão liberdade para os professores participarem, com as crianças, das atividades que envolvam tintas, massinhas e outros itens que possam sujar as peças usadas debaixo do avental. 

000012-1632748734-jaleco-feminino-com-ziper-ana-maria-be

Ver detalhes da Blusa

000012-1627042205-avental-unissex-trespassado-tripoli-oxm

Ver detalhes do Avental

Abaixo o modelo de um uniforme que produzimos para a área infantil de uma empresa:

7-1

5-1

 

Uniformes para professores do ensino fundamental e médio

Já no ensino fundamental e médio os alunos já estão com idades mais avançadas. Para manter a sobriedade e o conforto, o ideal é apostar em peças simples como um jeans e uma camiseta. 

Roupas com cores muito fortes e estampas chamativas podem atrapalhar na concentração dos alunos e na imagem de autoridade passada pelo professor. 

000012-62f13ccdbd63f-calca-feminina-jeans-reta-catarina-jud

Ver detalhes da Blusa

000012-1626784767-blusa-feminina-mc-gola-canoa-thassia-st

Ver na loja

Uniformes para professores de arte

Já os professores de arte se assemelham muito aos professores da educação infantil. Os seus uniformes também podem ser coloridos e o uso do avental também é recomendado por estar em contato constante com tintas e materiais que podem sujar as peças de baixo. 

O avental mais apropriado deve conter bolsos para que o professor possa guardar suas ferramentas de aula, como as tesouras, sem precisar ir constantemente até o armário. 

Além disso, os uniformes dos professores de arte podem expressar toda sua criatividade, com cores, texturas, formatos e recortes diferenciados. De certa forma, toda essa mistura pode até inspirar os alunos em sala de aula. 

000012-1594816412-avental-utilitario-unissex-ruan-uniforme-social

Ver na loja

000012-630610e16f1b1-colete-feminino-gola-invertida-alongado-rubia-be

Ver detalhes do colete

Uniformes para professores de faculdade

A faculdade é um ambiente completamente diferente do ensino básico. As salas de aula são locais de extrema concentração e respeito. Nela, o professor é uma referência da área que a pessoa que seguir como profissão, por isso a sua vestimenta precisa transmitir seriedade, autoridade e conhecimento. 

O recomendado para esses ambientes é um terninho, os conjuntos de alfaiataria e até mesmo os vestidos mais estruturados e fechados. 

000012-629a3de07a546-blazer-feminino-com-bolsos-rose-twl Ver detalhes da Calça 000012-1594668661-vestido-laia-uniforme-social Ver detalhes do Vestido 000012-6348515eb2a7c-macacao-feminimo-com-cinto-heloiza-pr Ver detalhes do Macacão

Onde encontrar uniformes para professores de todas as áreas

Todas essas opções de uniformes que apresentamos neste artigo você encontra na nossa loja virtual da Dash Uniformes

Quer um uniforme personalizado, pensado e confeccionado com a sua identidade da marca e de acordo com as necessidades do seu negócio, como o uniforme para educação infantil? 

Entre em contato com a nossa equipe para um projeto especial, que conta com consultoria especializada e metodologia exclusiva que envolve design, branding e comportamento.  

Comentários: